9 de abril de 2013

Giardíase



É a infecção ou doença causada pelo protozoário Giardia lamblia (sinonímia: G. intestinalis, G. duodenalis e Lamblia intestinalis). Este protozoário tem como habitat o intestino delgado, vivendo no duodeno e na porção inicial do íleo.

Manifestações clínicas

A giardíase apresenta um quadro clinico diverso, desde as formas assintomáticas, que representam a maioria dos casos, até formas muito graves em crianças ainda sem imunidade e em adultos imunodeprimidos. A infecção sintomática tem sido associada com diarréia aguda e auto-limitante, ou com um quadro severo de diarréia crônica e má absorção intestinal.
Outros sintomas completam o quadro clínico: náuseas, vômitos, dor abdominal, constipação intestinal, irritabilidade, anorexia, fadiga, flatulência e perda de peso. A esteatorréia crônica pode levar a desnutrição pela deficiência e perda das vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K), vitamina B12 e ácido fólico, ácidos graxos e proteínas.

Trofozoítos de Giardia lamblia

Modo de transmissão

Ingestão de cistos maduros do parasito em água ou alimentos contaminados com fezes. Pode também ocorrer transmissão sexual devido a contato oral-anal; por meio das mãos contaminadas com material fecal que podem reter os cistos, sobretudo sob as unhas e, transporte mecânico de cistos por insetos.

Diagnóstico laboratorial

O diagnóstico laboratorial da giardíase baseia-se no exame parasitológico de fezes com pesquisa de cistos e/ou trofozoítos; pesquisa de trofozoítos no fluido duodenal; provas imunológicas (ELISA) com pesquisa de antígenos em fezes; e pela biologia molecular (Reação em Cadeia da Polimerase - PCR).

Nenhum comentário:

Postar um comentário