16 de abril de 2013

Gabarito


01. a) Um: glândulas salivares; dois: fígado; três: estômago; quatro: intestino delgado; cinco: vesícula biliar; seis: intestino grosso; sete: pâncreas.

b) Estômago (3).

c) Fígado (2).

d) Intestino delgado (4).


02. a) pH do estômago é próximo de 2,0 a 2,5.

b) A alcalinidade se deve ao bicarbonato secretado pelo pâncreas através do suco pancreático.

c) Sobre as proteínas.

d) Emulsionar as gorduras.


03. Parte do sistema digestório responsável direta ou indiretamente pela digestão de lipídios: (04) fígado - produção da bile; (05) vesícula biliar - armazenamento e secreção da bile; (06) pâncreas - síntese e secreção da lipase pancreática; (07) intestino delgado - absorção de lipídios na forma de ácido graxo e glicerol.

04. a) A seta I indica o estômago, dentro dele ocorre à digestão de proteínas.

b) O órgão IV é a vesícula biliar, onde a bile, produzida pelo fígado, é armazenada e secretada. A bile tem a função de emulsionar as gorduras, facilitando a digestão pela lipase pancreática.

c) O metabolismo da glicose envolve a ação dos hormônios insulina e glucagon, que são produzidos no pâncreas, o qual é indicado pelo número II.


05. O tubo I fica com a cor azul-violeta, já que há amido. No tubo II o amido é digerido pela amilase, o corante não tem amido para corar de azul-violeta. No tubo III a saliva é desnaturada pela alta temperatura. Dessa forma o amido não é digerido, a solução fica corada de azul-violeta.
06. a) A referida enzima é a pepsina.

b) No estômago, onde ocorre a digestão inicial das proteínas.


07. a) O órgão foi o pâncreas.

b) Provoca o aumento da taxa de glicose, pois o pâncreas, devido à presença de insulina, controla a taxa de glicose no sangue. A sua remoção impede a absorção pelas células mantendo-se na corrente sanguínea, provocando o diabetes mellitus.

c) Digere-se carboidrato pela presença da amilase pancreática.

08. a) Foi extraído do estômago

b) A enzima atuante no processo foi à pepsina, que hidrolisa proteínas no meio ácido.


09.a) A enzima seria a pepsina presente no suco gástrico. A degradação de proteínas no estômago resulta em moléculas menores denominadas peptídeos. ·.
c) Os substratos são os lipídios. A enzima poderia ser a lipase pancreática.
10. a) Ocorreu a digestão nos tubos I e III.

b) No tubo I é a enzima pepsina produzida na mucosa intestinal formando o suco gástrico. No tubo III a amilase salivar secretada pelas glândulas salivares.

c) Em I encontramos carne, alimento rico em proteínas, que são digeridas pela pepsina, enzima que atua em pH ácido. Em III há pão, alimento formado por amido (polissacarídeo), que é digerido pela amilase, enzima que atua levemente em pH praticamente neutro.

11. a) A enzima A está atuando no estômago. Neste órgão, a atividade enzimática é influenciada pelo pH ácido (próximo de dois), determinado pela intensa secreção de ácido clorídrico.

b) O pH ideal da enzima B é 8,0. Tripsina, amilase e lipase pancreáticas são enzimas que atuam no duodeno em pH básico (¸8,0).

c) A temperatura ótima para as atividades enzimáticas no corpo humano se situa em torno de 37°C. O aumento gradual da temperatura até 60°C causaria, em princípio, uma estabilização da atividade enzimática, seguida de declínio, até sua cessação completa, devido à completa desnaturação proteica causada pela elevação térmica.


12. a) Esse órgão é o estômago.

b) Tanto os lisossomos como o estômago realiza a digestão de proteínas em meio ácido.


13. Na boca, o amido, principal componente do pão, será parcialmente digerido pela amilase salivar ou ptialina originando moléculas de maltose. No estômago, as proteínas da carne serão parcialmente digeridas formando peptídeos menores graças à ação da pepsina. 

No intestino delgado, haverá digestão tanto do amido restante, através da enzima amilase pancreática, quanto da maltose, pela ação da ação da maltose entérica (secretada pelo intestino delgado). As proteínas restantes serão digeridas pela tripsina pancreática em peptídeos menores. Todos os peptídeos menores serão transformados em aminoácidos pelas peptidases do intestino delgado. Os lipídios, também presentes na carne, serão digeridos principalmente pela lípase pancreática e transformados em ácidos graxos e glicerol.

14. a) No processo digestivo o pâncreas atua como glândula exócrina, produzindo o suco pancreático, o qual é lançado dentro do duodeno. O suco pancreático contém enzimas (amilase pancreática, tripsina, lípase pancreática) e bicarbonato.

b) Para regular a taxa de açúcar no sangue (glicemia), o pâncreas secreta as enzimas insulina e glucagon. A insulina reduz a glicose no sangue (hipoglicemiante), favorecendo a sua entrada nas células. O glucagon aumenta a concentração de glicose no sangue, pois promove a digestão do glicogênio armazenado no fígado.


15. a) Boca, faringe, esôfago, estômago, duodeno, jejuno, íleo, ceco, colón, reto e ânus.

b) Glândulas salivares, fígado e pâncreas.

c) Na boca ocorre à mastigação e a insalivação dos alimentos. A saliva humana contém a enzima ptialina ou amilase salivar, a qual digere o amido e s glicogênio transformando-os em maltose. O estômago produz pepsina e ácido clorídrico, digerindo parte das proteínas transformando-as em pequenas cadeias de peptídeos.
O intestino delgado produz enzimas (suco entérico) e recebe o suco pancreático, além da bile produzida no fígado. Enzimas do suco pancreático e entérico terminam a digestão iniciada na boca e no estômago. No intestino delgado ocorre a digestão de carboidratos, proteínas e lipídios. 

d) 20 dentes-de-leite e 32 dentes permanentes.

e) São três pares, a saber: duas parótidas, duas sublinguais e duas submandibulares.



16. a) Produz a bile, que é uma substância que emulsiona gorduras na digestão, produz ureia, produz proteínas importantes que participam da coagulação sanguínea (fibrinogênio), armazena glicogênio, produz aminoácidos e participa do processo de desintoxicação, inativando substâncias prejudiciais ao organismo e destrói glóbulos vermelhos velhos.

b) No duodeno ocorre à digestão de gorduras através da lípase pancreática, a digestão dos polissacarídeos (amido e glicogênio) através da amilase pancreática e a digestão de proteínas através da pepsina e quimiotripsina secretadas pelo pâncreas. No duodeno também ocorre à emulsão dos lipídios, pela ação da bile. 

c) Estômago e intestino delgado

d) Durante a alimentação a epiglote fecha completamente a glote na passagem do alimento evitando que entre na laringe. Caso isto venha acontecer o indivíduo sobre o que chamamos de engasgo.


17. a) Como o alimento permanece na boca por pouco tempo, a amilase salivar só consegue degradar o amido parcialmente. Em seguida, devido à acidez do estômago e às enzimas proteolíticas, a amilase salivar é inativada. A amilase pancreática, que é secretada e atua no intestino delgado, digere o amido completamente.

b) Manter o pH das enzimas constante para que possam desempenhar sua função como catalisadores.

c) Certo. O suco pancreático contém enzimas capazes de digerir todos os alimentos necessários ao bom funcionamento do corpo humano.

d) São catalisadores biológicos de natureza proteica. Desdobram os alimentos em partículas menores que podem ser absorvidas e utilizadas pelas células.

e) A glicose, por ser monossacarídeo, é absorvida sem sofrer digestão. O amido, por ser um polissacarídeo, precisa ser digerido e, portanto será usada mais tardiamente.


18. a) As fezes se formam no intestino grosso. 

b) Ao longo do tubo digestivo a água juntamente com sais são absorvidas, sendo que a maior parte é absorvida no intestino grosso. 




c) A bile tem a função de emulsionar gorduras. As microvilosidades do intestino delgado tem a função de absorver os nutrientes resultantes da digestão. Os movimentos peristálticos têm a função de impulsionar os alimentos pelo canal digestivo. 

d) Alguns fatores que possibilitam a digestão e absorção no intestino delgado são:
pH ligeiramente alcalino apropriado para a ação de enzimas;
à ação do hormônio secreta a, secretado pelo intestino delgado e que estimula o pâncreas a liberar íons bicarbonato na luz do intestino delgado;
presença de sais e ácidos biliares para a emulsificação das partículas de gordura;
ação das enzimas (principalmente lípase pancreática e hepática), liberadas na luz do intestino delgado;
presença de microvilosidades nas células do intestino delgado, possibilitando o aumento da superfície de absorção.

e) Enzimas que atuam no processo de digestão de proteínas:
pepsina (estômago) 
tripsina (intestino delgado) 

Enzimas que atuam no processo de digestão de carboidratos:
amilase salivar e amilase pancreática que digerem o amido e o glicogênio transformando-os em moléculas de maltose e glicose;
Sacarase - hidrólise da sacarose em moléculas de glicose e frutose;
Lactase - hidrólise da lactose em moléculas de galactose e glicose;
Maltase - hidrólise da maltose em moléculas de glicose.


19. a) As células das ilhotas de Langherans produzem e secretam a insulina, hormônio hipoglicêmico, ou seja, diminui a glicose do sangue. A deficiência desse hormônio causa a doença conhecida como diabetes melito.

b) O pâncreas também secreta o suco pancreático. Este suco possui várias enzimas digestórias que são lançadas no duodeno, tais como a tripsina, amilase pancreática e a lípase.

c) A secreção é exócrina porque o suco pancreático é lançado na cavidade do intestino delgado ou cavidade entérica.


20. a) A enzima é a pepsina. É secretada na forma inativa denominada pepsinogênio. O processo de ativação do pepsinogênio inicia-se pela presença de acidez (ácido clorídrico do suco gástrico).


b) Triglicerídeos são lipídios, portanto sofrem ação da enzima lipase. Os sais biliares encontrados na bile produzida pelo fígado são os principais responsáveis pela emulsificação das gorduras a serem digeridas.


21. A farinha contém principalmente amido, o açúcar é também um carboidrato e a manteiga é gordura. Esses alimentos são digeridos principalmente por enzimas produzidas no intestino e no pâncreas e não pelas enzimas do estômago.

22. a) O amido é um polissacarídeo que quando é adicionada gota de iodo (lugol) adquire uma cor azul. Com a adição da saliva, que contém a enzima ptialina ou amilase salivar, ocorre a digestão do amido, o qual é transformado em moléculas de maltose. Devido a sua digestão o amido vai desaparecendo e, consequentemente, a cor azul.


b) Ao aquecer a solução a 100ºC, ocorre à desnaturação da enzima ptialina, que é uma proteína, consequentemente cessa a sua atividade. Dessa forma o amido não é digerido e permanece reagindo com o iodo e mantém a cor azul.


23. Na falta do ácido clorídrico, não se verifica a digestão das proteínas no estômago, uma vez que a enzima que digere proteínas (pepsina) só atua em pH ácido.

24. a) Aminoácidos

b) Acrescentar enzimas lipases e alterar o pH do meio para valores ao redor de 8,0.

Nenhum comentário:

Postar um comentário