11 de abril de 2013

Doença do Refluxo


O processamento dos alimentos começa na boca ao serem mastigados e entrarem em contato com a saliva produzida pelas glândulas salivares. A seguir seguem o seguinte trajeto:
  • faringe: órgão tubular, situado atrás das fossas nasais, e se mantem ligada à laringe e ao esôfago. Transporta o alimento até o esôfago;
  • esôfago: órgão tubar que desce pelo tórax na frente da coluna vertebral.Transporta os alimentos até o estômago (situado no abdômen) por movimentos peristálticos.
  • estômago: órgão musculoso que por contrações mistura aos alimentos o suco gástrico (solução ácida), realizando a digestão proteica.

Entre o esôfago e o estômago, existe uma válvula que se abre para dar passagem aos alimentos e se fecha imediatamente para impedir que o suco gástrico penetre no esôfago, pois a mucosa que o reveste não está preparada para receber uma substância tão ácida.

Se existir alguma deficiência nessa válvula, conhecida como Esfincter Funcional, causadas por alterações funcionais do músculo, ou porque o diafragma não consegue conter as estruturas abaixo do órgão, o estômago sobe e forma uma protusão conhecida de Hérnia de Hiato. A pressão no interior do estômago é maior que a pressão no interior do esôfago, existindo uma tendência do conteúdo estomacal subir pelo esôfago. Como resultado, o líquido ácido escapa do estômago, achega ao esôfago e pode alcançar outros órgãos do aparelho digestório e respiratório (a parte superior do aparelho digestivo está em contato com o aparelho respiratório:  a epiglote separa a faringe da laringe, que está ligada traqueia, brônquios, bronquíolos e pulmões).

A doença do refluxo se manifesta de forma extremamente ampla.O ácido estomacal pode causar alterações no aparelho digestório como queimação e a dor torácica, azia, inflamação da laringe e tosse seca. O refluxo gastroesofágico pode ir parar dentro dos pulmões e causar as doenças pulmonares como: pneumonias, bronquites e asmas. Muitos pacientes jovens com asma desencadeada pelo refluxo melhoram muito o quadro asmático quando recebem tratamento para o refluxo.

Episódios de refluxo são mais frequentes quando a pessoa está deitada já que em pé a gravidade ajuda a impedir do conteúdo gástrico para o esôfago. Pacientes obesos com pressão abdominal aumentada, que fazem refeições volumosas e se deitam em seguida, estão mais sujeitos a episódios de refluxo e quando emagrecem deixam de apresentar o problema. Roupas apertadas também facilitam i refluxo gastroesofágico por aumentar a pressão abdominal.

(Fontes: http://drauziovarella.com.br; http://www.infoescola.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário